sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Direto da Coluna do Luis Nassif

Os verdadeiros criminosos

Coluna Econômica - 23/02/2007



Conforme relatei na coluna de ontem, nos anos 80, a Febem de Minas Gerais recuperou centenas e centenas de meninos. Parte relevante deles foi servir no Corpo de Bombeiros do Estado. Tornaram-se cidadãos produtivos, homens de bem, e seguiram uma das mais belas profissões, como que querendo devolver para a sociedade o bem que ela lhes proporcionou.



Nos anos 80, a Febem de Minas Gerais foi presidida por Antonio Carlos Gomes da Costa, educador brasileiro ligado à causa jovem, que trabalhou para diversos organismos internacionais como UNICEF, OIT e ONU. Também foi um dos autores do Estatuto da Criança e do Adolescente.



Ela foi destruída nos anos seguintes por uma politização absurda. A Febem de São Paulo foi destruída por politização e incompetência gerencial. Em lugar de cidadãos, passaram a despejar no mundo candidatos a marginais.



Os meninos, transformados em bandidos, cometem crimes, alguns são mortos no decorrer da carreia, outros são presos e condenados, muitos são condenados e não ficam presos.



Mas e os responsáveis maiores por essa situação, os políticos que destruíram o projeto pedagógico das Febems, assim como os governadores que permitiram essa destruição? Para eles, nada, sequer a lembrança de que uma criança assassinada, uma família chacinada, o exército de meninos perdidos para a delinqüência, são responsabilidade direta deles. Os crimes que cometem são impessoais, porque a sociedade só acorda no momento em que ocorre uma tragédia e sai feito barata tonta atrás de qualquer culpado.


http://www.luisnassif.com.br

Nenhum comentário: